quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Governo de Pernambuco vai convocar 6.500 PMs até 2010




Com as presenças do secretário estadual de Defesa Social, Servilho Paiva, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mais 472 soldados militares foram efetivados no quadro do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Petrolina.
A cerimônia de formação dos PMs, que foi prestigiada por diversas autoridades locais e da região, aconteceu na tarde de ontem (22), no Ginásio do Sesc, Centro da cidade. No total, o governador está dando posse a 3.100 policiais militares aprovados no último concurso realizado pelo Estado, o que vai demandar recursos de R$ 70 milhões na folha de pagamento do Governo por ano. A meta é chegar a 6.500 nomeados até o fim do mandato de Eduardo, em 2010.
A iniciativa está dentro do Pacto Pela Vida, que somente em Petrolina ajudou a reduzir em 35% o número de homicídios no primeiro trimestre deste ano. Em Pernambuco essa redução chega a 12%.
No seu discurso, o prefeito Júlio Lóssio atribuiu o resultado à soma de esforços que sinaliza o Pacto Pela Vida. Ele também teceu fortes elogios ao governador pela implantação do programa. “É preciso ter coragem para enfrentar esse problema, que é muito maior do que tão somente a questão da violência local. É um problema que também envolve outros fatores como a saúde e a educação”.
Diante de um público formado, na maioria, por familiares e amigos dos PMs, o governador Eduardo Campos começou destacando a perseverança de cada um dos nomeados. “Quem chegou aqui, chegou porque não desistiu, não se entregou ao desânimo”, afirmou.
Em tom um pouco mais crítico, Eduardo lembrou que o efetivo da PM no estado chegou a 25 mil homens. Mas até assumir o governo, em 2007, esse número era de 17 mil. O governador frisou que sua missão é de “recompletar a corporação”, uma vez que seu antecessor, Jarbas Vasconcelos, nomeou menos de mil concursados em oito anos.
Eduardo argumentou ainda que segurança pública não é uma tarefa simples e envolve esforços de toda a sociedade. Mas acredita que os primeiros resultados do Pacto Pela Vida mostram que está no caminho certo. “Temos a enorme tarefa de devolver a tranquilidade e a paz ao nosso estado”, ponderou.

Nenhum comentário: